quinta-feira, 23 de maio de 2013

EAD - UMA QUESTÃO DE COMPROMISSO

“(...) um dos princípios básicos da pedagogia da virtualidade é a reflexão sobre o conhecimento adquirido, sobre a própria prática e a aceitação de aprender em comunhão permanentemente”   
Gomez (p.183, 2004)
                                                                                                              
A educação à distância (EAD) é um instrumento de formação que no mundo contemporâneo atende a necessidade de nos manter em constante atualização. Somos agraciados com as facilidades proporcionadas pela modernidade que nos permite estudar sem sair de casa, interagir com colegas de outros lugares, outras culturas e vivências e de ter ao alcance a fala, a escrita e a intervenção de professores e pesquisadores com sólida contribuição na área estudada. Por estes e outros motivos valorizamos o ensino a distancia, reconhecendo que muito contribui para a prática no mundo real. No entanto considero que não há somente facilidades na educação virtual. Há quatro aspectos determinantes para alcançar bom desempenho no curso que de igual modo, se revelam como armadilhas para o fracasso. Esta reflexão busca estratégias para superar as dificuldades no percurso da formação, apontando caminhos para o êxito, para o sucesso.
Está em constante atualização e formação são requisitos que caracterizam a sociedade atual. Isso demanda esforço e tempo. Vivemos a crise da falta de tempo, é ele o primeiro elemento a considerar. Por meio da EAD encontramos uma porta para equacionar formação e tempo. Na educação virtual podemos utilizar nossas horas conforme a nossa disponibilidade. Mas a bem da verdade não temos horário disponível e o que temos a fazer é administrá-lo. Incluir o tempo necessário para atender às demandas do curso é condição fundamental para seguir. De acordo com Moran, “o aluno desorganizado vai deixando passar o tempo adequado para cada atividade, discussão, produção e pode sentir dificuldade em acompanhar o ritmo de um curso.” Então segue a sugestão: nada de procrastinar. Comprometer-se e cumprir com o horário planejado proporcionarão “sobra de tempo” para que as atividades sejam bem feitas.
Vivemos também no mundo da informação. A “WWW” coloca tudo que acontece no mundo diante de nós. Podemos cair numa teia, no sentido de armadilha ou ficarmos navegando sem chegar a nenhum lugar. Ao entrar no espaço da educação virtual muitos desvios podem surgir e dessa forma nos perdemos dos estudos. É preciso “manter o foco”. Expressão muito utilizada hoje. Compreendamos que para alcançar objetivos não podemos nos desviar e isso vale também para a EAD.
Educação à distância não significa isolamento. Pelo contrário, significa aproximar mundos distantes.  Que outro espaço me proporcionaria conhecer educadores de Itapajé, Capistrano, Trairi, Quixadá, Redenção e Pacajus ou de outro lugar do Brasil e do mundo que desejam saber mais sobre educação especial, que vivem situações parecidas com as minhas, que pensam tão igual ou tão diferente de mim?  Moran em sua análise sobre o que é um bom curso à distancia, afirma que este “depende muito da possibilidade de uma boa interação entre os seus participantes, do estabelecimento de vínculos, de fomentar ações de intercâmbio.” A riqueza de um curso a distancia pode ser compreendida pelas trocas, pela crítica, pela ajuda. Participar dos fóruns, compartilhar dúvidas, contar vitórias e não ficar no isolamento ensina além de conteúdos. Ensina a viver.
E para finalizar, o quarto aspecto da minha reflexão é o compromisso com a produção escrita, produção cultural.  Nunca escrevemos tanto e nunca fomos tão lidos. Essa é uma situação nova proporcionada pela internet. Sobre todos os assuntos tem alguém escrevendo nos blogs, redes sociais ou produzindo um vídeo. Quantos artigos científicos estão ao nosso alcance. Na educação virtual somos chamados a produzir e apresentar nossas ideias e publicá-las. Podemos fazer isso por simples cumprimento de tarefa ou aproveitar a oportunidade de mergulhar num processo de aprendizagem, criação e comprometimento consigo e com o outro, com o perto e o distante, com o hoje e o amanhã

Referências:
GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede. São Paulo. Cortez Editora. 2004 .
MORAN, José Manuel . O que é um bom curso a distância?
         Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm
         Acessado em 25/04/2013
 _____ Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line
           Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm

         Acessado em 25/04/2013

Um comentário:

  1. Ainda vou apanhar muito com esse blog. Fui formatar essa publicação e ficou desorganizado. Fontes diferentes com tamanhos diferentes! Quem poder me ensinar a resolver o problema, por favor quero ajuda.

    ResponderExcluir