“(...) um dos princípios básicos da pedagogia da
virtualidade é a reflexão sobre o conhecimento adquirido, sobre a própria
prática e a aceitação de aprender em comunhão permanentemente”
A educação à distância (EAD) é um instrumento de
formação que no mundo contemporâneo atende a necessidade de nos manter em
constante atualização. Somos agraciados com as facilidades proporcionadas pela
modernidade que nos permite estudar sem sair de casa, interagir com colegas de
outros lugares, outras culturas e vivências e de ter ao alcance a fala, a escrita
e a intervenção de professores e pesquisadores com sólida contribuição na área
estudada. Por estes e outros motivos valorizamos o ensino a distancia,
reconhecendo que muito contribui para a prática no mundo real. No entanto
considero que não há somente facilidades na educação virtual. Há quatro
aspectos determinantes para alcançar bom desempenho no curso que de igual modo,
se revelam como armadilhas para o fracasso. Esta reflexão busca estratégias
para superar as dificuldades no percurso da formação, apontando caminhos para o
êxito, para o sucesso.
Está em constante atualização e formação são
requisitos que caracterizam a sociedade atual. Isso demanda esforço e tempo. Vivemos
a crise da falta de tempo, é ele o primeiro elemento a considerar. Por meio da EAD encontramos uma porta para
equacionar formação e tempo. Na educação virtual podemos utilizar nossas horas
conforme a nossa disponibilidade. Mas a bem da verdade não temos horário
disponível e o que temos a fazer é administrá-lo. Incluir o tempo necessário
para atender às demandas do curso é condição fundamental para seguir. De acordo
com Moran, “o aluno desorganizado vai deixando passar o
tempo adequado para cada atividade, discussão, produção e pode sentir
dificuldade em acompanhar o ritmo de um curso.” Então segue a sugestão: nada de procrastinar. Comprometer-se
e cumprir com o horário planejado proporcionarão “sobra de tempo” para que as
atividades sejam bem feitas.
Vivemos também no mundo da informação. A “WWW”
coloca tudo que acontece no mundo diante de nós. Podemos cair numa teia, no
sentido de armadilha ou ficarmos navegando sem chegar a nenhum lugar. Ao entrar
no espaço da educação virtual muitos desvios podem surgir e dessa forma nos
perdemos dos estudos. É preciso “manter o foco”. Expressão muito utilizada hoje.
Compreendamos que para alcançar objetivos não podemos nos desviar e isso vale
também para a EAD.
Educação à distância não significa isolamento.
Pelo contrário, significa aproximar mundos distantes. Que outro espaço me proporcionaria conhecer
educadores de Itapajé, Capistrano, Trairi, Quixadá, Redenção e Pacajus ou de
outro lugar do Brasil e do mundo que desejam saber mais sobre educação
especial, que vivem situações parecidas com as minhas, que pensam tão igual ou
tão diferente de mim? Moran em sua
análise sobre o que é um bom curso à distancia, afirma que este “depende muito da possibilidade de uma boa interação entre os seus
participantes, do estabelecimento de vínculos, de fomentar ações de
intercâmbio.” A riqueza de um
curso a distancia pode ser compreendida pelas trocas, pela crítica, pela ajuda.
Participar dos fóruns, compartilhar dúvidas, contar vitórias e não ficar no
isolamento ensina além de conteúdos. Ensina a viver.
E para finalizar, o quarto aspecto da minha
reflexão é o compromisso com a produção escrita, produção cultural. Nunca escrevemos tanto e nunca fomos tão lidos.
Essa é uma situação nova proporcionada pela internet. Sobre todos os assuntos
tem alguém escrevendo nos blogs, redes sociais ou produzindo um vídeo. Quantos
artigos científicos estão ao nosso alcance. Na educação virtual somos chamados
a produzir e apresentar nossas ideias e publicá-las. Podemos fazer isso por
simples cumprimento de tarefa ou aproveitar a oportunidade de mergulhar num
processo de aprendizagem, criação e comprometimento consigo e com o outro, com
o perto e o distante, com o hoje e o amanhã
Referências:
GOMEZ, Margarita
Victoria. Educação em rede. São Paulo. Cortez Editora. 2004 .
MORAN, José Manuel . O que é um bom curso a distância?
Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm
Acessado em 25/04/2013
_____ Contribuições
para uma Pedagogia da Educação on-line
Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm
Acessado em 25/04/2013