Quebra-cabeça
Uma atividade bastante enriquecedora na intervenção com crianças com
Deficiência Intelectual é o Quebra-cabeça. Este, quando adequadamente
selecionado favorece o desenvolvimento do pensar, pois a criança deverá criar
estratégias para a resolução do problema que lhe foi posto.
Quebra-cabeça é um
recurso muito simples facilmente encontrado no comércio ou elaborado pelo
professor. Pode ser produzido em papel,
papelão, plástico, EVA, metal ou qualquer outro material.
A ideia do jogo consiste em remontar uma imagem que foi recortada.
Para montar a imagem a criança deverá descobrir e selecionar qual/quais estratégia(s) mais favorável à construção do todo que fora dividido em partes. Estas estratégias podem ser cores, formas, encaixes, complementação da imagem etc.
É importante que no
momento em que a criança estiver montando o jogo, o professor faça perguntas estimulando
a criança a externar e explicitar sua ação.
Como em toda
atividade proposta, devemos começar com o que a criança já sabe e avançar no
que ela precisa saber. Oferecer primeiramente jogos mais simples e
gradativamente, acompanhando o prazer, o sucesso e a aprendizagem ofertar jogos
de maior complexidade.
É importante apresentar
inicialmente para a criança a imagem montada, inteira e só depois separar suas
partes para que ela possa refazê-la.
A
atividade com jogos favorece:
- previsão, uso de estratégias de ação;
- concentração;
-domínio de regras.
Crédito das imagens: Internet

Olá, escolhei sua postagem para fazer meus comentários e parabenizá-la pela a escolha, é realmente este é um jogo que desperta muito a curiosidade do aluno. Eu adoro trabalhar este jogo com os meus pois acredito que ele faz com que o aluno aprenda a trabalhar a memorização, concentração e também serve para o aluno aprenda a cumprir regras.
ResponderExcluirAmiga, gostei muito de sua postagem, pois o quebra- cabeça além de ser um jogo educativo muito prazeroso é de baixo custo e fácil de ser produzido. Obrigado pela dica. E parabéns pela postagem. Um forte abraço. Maria.
ResponderExcluirRosaura, achei interessante sua sugestão. Os alunos, de modo geral, gostam muito do quebra-cabeça. Percebo que meus alunos encaram-no como um desafio e, à medida que eles vão montando as peças, sentem-se mais confiantes para continuar a atividade, até que conseguem concluir a montagem, momento este em que ficam muito contentes com a vitória conquistada. Trata-se, pois, de um recurso instigante e desafiador. Daí por que ser muito útil para as crianças com deficiência intelectual.
ResponderExcluirÉ muito bom o momento em que eles terminam de montar o jogo. Ficam felizes e com o sentimento que construíram algo muito importante.
ExcluirOlá Rosaura!
ResponderExcluirO jogo quebra-cabeça apresenta diversas possibilidades de avaliação e intervenção pedagógica. Em minha prática na SRM sempre utilizava diferentes tipos de quebra-cabeça com variados números de peças, para de forma gradativa, avaliar as estratégias que meus alunos utilizavam para realizar a atividade proposta. O quebra-cabeça reúne ludicidade, prazer, motivação, desafio... tudo de bom!
Abraços! Marisa
A importância de se trabalhar de forma lúdica, através de jogos como o quebra-cabeça, nos possibilita estimular habilidades de raciocínio lógico, formas diferenciadas de estratégias para resolução de problemas, surgindo ainda, a possibilidade de se trabalhar esse jogo com um grupo, onde um auxilia o outro sob a intervenção do professor, favorecendo a interação e o trabalho colaborativo.
ResponderExcluirParabéns Rosaura pela escolha do jogo, como também pela descrição. O quebra-cabeça é jogo bastante acessível e pode ser confeccionado pelo professor. É um jogo que desafia o raciocínio lógico, desperta o interesse e vicia até nós adultos, mas é importante que seja inicialmente usado com poucas peças e de imagens bem definidas. É importante que o professor faça as intervenções necessárias, estimulando o aluno com DI a realizar essa atividade com sucesso.
ResponderExcluir